Informativo

12 de abril de 2024

STJ. Pesquisa Pronta destaca novos entendimentos sobre IPI e desconsideração da personalidade jurídica

​A página da Pesquisa Pronta divulgou dois novos entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzida pela Secretaria de Jurisprudência, a nova edição aborda, entre outros assuntos, incidente de desconsideração da personalidade jurídica e imposto sobre produtos industrializados (IPI).

O serviço tem o objetivo de divulgar as teses jurídicas do STJ mediante consulta, em tempo real, sobre determinados temas, organizados de acordo com o ramo do direito ou em categorias predefinidas (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito empresarial – pessoas jurídicas

Incidente de desconsideração da personalidade jurídica. Momento processual.

“Nos termos do entendimento desta corte superior, o pedido de desconsideração da personalidade jurídica, quando preenchidos os requisitos da medida, poderá ser realizado a qualquer tempo, não se submetendo, à míngua de previsão legal, a prazos decadenciais ou prescricionais.”

AgInt no REsp 2.033.259/PR, relatora ministra Isabel Gallotti, Quarta Turma, julgado em 26/2/2024.

Direito tributário – Imposto sobre Produtos Industrializados

Imposto sobre Produtos Industrializados. Discussão sobre a aplicação das alíquotas previstas na Res.  2/1979 editada pela Comissão de Incentivos às Exportações  (CIEX).

“O STJ firmou o entendimento no sentido de ser aplicável a alíquota prevista na Resolução Ciex 2, de 1979, ao cálculo do crédito-prêmio de IPI. “

REsp 1.802.289/SP, relator ministro Francisco Falcão, Segunda Turma, julgado em 27/2/2024.

Sempre disponível

A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site.

Notícia STJ. 05/04/2024 06:25 

"As decisões aqui reproduzidas são apenas informativas."

Voltar