Informativo

Notícias STF, 23 de fevereiro de 2018

Progressividade das alíquotas de ITR e Território Rural.

A Segunda Turma negou provimento a agravo regimental em recurso extraordinário em que se discutia a possibilidade de se estabelecer alíquotas progressivas em razão do tamanho da propriedade.
No caso, o agravante sustentava que o ITR possui caráter extrafiscal, cujo objetivo seria evitar a manutenção de propriedades improdutivas, independentemente da área do imóvel.
A Turma entendeu não existir inconstitucionalidade na progressividade das alíquotas do ITR, a qual leva em consideração não só o grau de utilização da terra (GU), como também a área do imóvel, tendo em vista que tais critérios não são isolados, mas sim conjugados. Assim, quanto maior for o território rural e menor o seu aproveitamento, maior será a alíquota de ITR. Essa sistemática potencializa a função extrafiscal do tributo e desestimula a manutenção de propriedade improdutiva.
A Turma registrou, ainda, que já era possível a instituição da progressividade em relação às alíquotas do ITR no período anterior à EC 42/2003, que expressamente a instituíra.
RE 1038357 AgR/ SP, Rel. Min Dias Tóffoli, julgamento em 06/02/2018. (RE 1038357)

Informativo STF. Brasília, 5 a 16 de fevereiro de 2018 – Nº 890.

"As decisões aqui reproduzidas são apenas informativas."

Voltar