Informativo

22 de maio de 2020

Juros de mora. Incidência desde a constituição do crédito tributário. Não suspensão por reclamações ou recursos. Suspensão com o depósito do montante integral

TRIBUTÁRIO. JUROS DE MORA. INCIDÊNCIA DESDE A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO. SUSPENSÃO DA EXIGIBILIDADE POR RECLAMAÇÕES OU RECURSOS (ART. 151, III, DO CTN). VEDAÇÃO À INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA E À EXECUÇÃO FISCAL. CONTINUAÇÃO DOS JUROS. PREVISÃO DO ART. 161 DO CTN.

1- Consignando que o Auto de Infração foi lavrado em 1995 e que o Processo Administrativo findou em 2011, o Tribunal de origem excluiu os juros de mora no período de tramitação do procedimento. Afirmou que não poderia “o ente público locupletar-se da cobrança de juros de mora em decorrência da demora no tramite da cobrança, em período em que se encontrava suspensa a exigibilidade do crédito […]”.

Afastou, assim, o art. 161 do CTN e fez prevalecer no caso a previsão do art. 397 do Código Civil, de que, “não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não ocorre este em mora”.

2- Esse entendimento desconsidera que, assim como o Direito Privado constitui em mora o devedor no caso de “inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo” (CC, art. 397), também as normas tributárias determinam que “[o] crédito não integralmente pago no vencimento é acrescido de juros de mora […]” (CTN, art. 161). Em se tratando de obrigações líquidas, “[o] fato jurídico ensejador do direito a juros moratórios não é o ajuizamento da ação, tampouco a condenação judicial, mas, sim, o inadimplemento da obrigação” (REsp 1.033.295-MG, Rel. Min. Luiz Fux, 1ª T, DJE 01/12/08).

3- A jurisprudência do STJ é no sentido de que “[o]s juros moratórios visam compensar o credor pelo atraso no adimplemento da obrigação exigível, e a judicialização da questão é mera expressão da existência de pretensão resistida (lide)” (EREsp 494.183-SP, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, Corte Especial, DJE 12/12/13). A mesma orientação vale para o Direito Tributário: “no período compreendido entre a concessão de medida liminar e a denegação da ordem incide correção monetária e juros de mora ou a Taxa SELIC, se for o caso” (EREsp 839.962-MG, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, 1ª S, DJE 24/04/13).

4- A superveniência de reclamações ou recursos suspende a exigibilidade do crédito (CTN, art. 151, III), impedindo a inscrição em dívida ativa e a execução fiscal. Não afeta, porém, a constituição do crédito – só se pode suspender o que está constituído – e tampouco a fluência dos juros. Nesse sentido: “A jurisprudência desta Corte Superior entende que os juros de mora e as penalidades são devidas em razão da falta de pagamento do tributo no modo e tempo devidos, nos termos do art. 161 do CTN. É cediço que, para desincumbir-se dos juros de mora, o contribuinte deveria ter realizado o depósito do montante integral do crédito, nele incluídos os juros de mora até a data do depósito” (EDcl no REsp 1.641.533, Rel. Min. Herman Benjamin, 2ª T, DJE 09/10/17).

5- Recurso Especial provido. (REsp 1847706-RJ, STJ, 2ª T,  Rel. Min. Herman Benjamin, j. 03/03/2020, DJE 12/05/2020)

"As decisões aqui reproduzidas são apenas informativas."

Voltar